LOGOMARCA DO ATELIER DE ARTE E RESTAURAÇÃO

LOGOMARCA DO ATELIER DE ARTE E RESTAURAÇÃO

quinta-feira, 29 de maio de 2008

ROUBO DE PEÇAS SACRAS!!!!

Bens Culturais - Recuperadas peças roubadas


21/08/03

Restaurador é preso com peças sacras roubadas de Minas

SÃO PAULO, São Paulo - Setenta e três peças sacras, incluindo imagens e peças de altares dos séculos XVII e XVIII, foram roubadas, há meses, no Estado de Minas Gerais, incluindo peças pertencentes aos acervos das igrejas de Matriz de São Caetano, em Mariana, e Matriz Santo Amaro de Brumal, em Brumal.

Ontem, agentes da Polícia Federal de São Paulo e Minas Gerais recuperaram 63 das peças roubadas e prenderam o restaurador Timóteo Rodrigues, de 73 anos, em sua casa, em Mirandópolis, Zona Sul de São Paulo. Os objetos se encontravam no ateliê do especialista e na casa de um colecionador que havia adquirido parte dos objetos.

Segundo a Polícia, uma quadrilha composta por 7 assaltantes furtava as obras de arte, distribuindo-as, posteriormente, para antiquários e colecionadores de São Paulo. Duas obras, após serem restauradas por Rodrigues, seriam vendidas na Europa. A imagem de Nossa Senhora da Matriz de São Caetano, por exemplo, seria vendida por US$70 mil.

Essa quadrilha já era investigada pela Polícia Federal de Minas Gerais desde 1998, sendo que, além de Rodrigues, já estava preso Marcos Machado. Os ladrões Valter Gomes e Rosa Maria Granchi ainda se encontram foragidos.

Fonte: Revista Museu